domingo, 19 de junho de 2011

4° em analfabetismo...


O Maranhão é o quarto estado brasileiro em número de alfabetos acima de 10 anos.

Em pleno século XXI, o estado tem cerca de um milhão de habitantes analfa de pai e betos de mãe. Piores que nós só a Paraíba, Piauí e Alagoas.

A colocação do Maranhão e dos demais estados nordestinos, está baseado em dados do Censo 2010, realizado pelo IBGE.

O Nordeste é a região brasileira com a maior quantidade de analfabetos.

No Maranhão, por exemplo, segundo especialistas em Educação, o percentual de quase 20% é causada, principalmente por falta de acesso a escola.

Ainda de acordo com analistas do assunto, o problema pode estar na pressa de obter resultados, pois as secretarias de educação adotam programas de educação prontos que, acabam não resolvendo nada.

Na lista das 100 cidades com maior número de analfabetos, a partir de 15 anos, o Maranhão é representado por seis municípios: Marajá do Senna, São João do Soter, Belágua, São Raimundo do Doca Bezerra, Fernando Falcão e Timbiras.

Estes mesmo municípios também estão na lista das dez cidades maranhenses com o maior número de analfabeto de pessoas acima dos 10 anos de idade.

A capital é o município com menor índice de pessoas que não sabem ler ou escrever no Maranhão.

Para especialistas em educação, reverter esse quadro apenas será possível, se também houver investimento na formação de professores realmente compromissados com a educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário