
Para aqueles que não o conhecem, ele é um juiz maranhense atuante, inquieto e também polêmico.
Por ser um crítico voraz do Sistema Carcerário do Maranhão é visto com reserva por poderosos e até por colegas da magistratura.
Quando os primeiros abnegados se aventurarão em denunciar a estrutura caótica de delegacias e presídios no Maranhão, ele já fazia, e na maioria das vezes de forma solitária.
Juiz da 2ª Vara de Bacabal, um dos maiores municípios do Maranhão, esta semana ele voltou a liberar presos naquela cidade.
O motivo foi o de sempre: falta de condições de funcionamento das delegacias.
Essa foi a quarta vez que o juiz mandou presos cumprirem suas prisões em casa por falta de estrutura nos cárceres.
A primeira aconteceu em abril de 2009, a segunda em dezembro do mesmo ano, e em março do ano passado ele virou noticia de novo ao interditar as delegacias de Bacabal, Lago Verde, Bom Lugar e Lago Açu.
Em 2009 quando decidiu tomar a decisão extrema e impopular foi duramente criticado. A medida dividiu opiniões, inclusive não faltaram forças ocultas sugerindo punição para ele.
E foi assim nas outras duas vezes subseqüente.
Na última terça-feira aconteceu novamente. Dessa vez foram onze presos liberados – dez homens e uma mulher.
Estranhamente, pouco ou nada se falou dessa vez. Será que foi pelo fato do Fantástico da Rede Globo ter exposto a ferida, no último domingo, que há anos ele vem tentando mostrar e não dão a mínima.
E agora quem se atreve a chamá-lo de “louco”, ou mesmo que queira aparecer, e ainda, que é a favor de “bandidos”. É imperativo ter atitude e comprometimento para que as coisas mudem.
Do contrário continuaremos mergulhados numa concepção de vida medíocre, tentando nos convencer e acreditando que as coisas estão certas e fazendo tudo errado...
uma falta de respeito muito grande, para nós q moramos aq nessa cidade. será se nao existia outro meio? mandar bandidos ir pra rua? é muita mulecagem. desse JUIZ. sei q a culpa não é só dele, mas ele tem culpa sim. vamos ver no q vai dar. uma coisa eu tenho certeza: se algum desses vagabundos tentar entrar em minha residencia novamente, eu matar na mesma hora, vou meter chumbo.
ResponderExcluirAi você vai ser mais um no JAULÃO, ele tá certo as autoridades competentes do Estado não se pronunciam para realização de uma penitenciária decente.
ResponderExcluirConcordo plenamente com as atitudes do Dr. Roberto de Paula, ele esta agindo com humanidade, se em nossa sociedade tivessem mais pessoas comprometidas com a vida digna das pessoas não precisaríamos de tantas cadeias, tem muitas pessoas egoístas ocupando cadeiras importantes, e nada fazem quem já tentou ajudar uma criança em situação de risco prevenindo que haja mais marginais? Criticar é fácil, e se matar bandidos resolvesse os problemas kkkkk teria que começar pelos grandes os de terno e gravata. Que tal fazer alguma coisa? Em Bacabal existe uma ONG que acompanha crianças em situação de risco vi em um blog é reconhecida pelo premio Itaú UNICEF, Criança Esperança, e em Bacabal ainda poucos conhecem, que tal fazer alguma coisa?
ResponderExcluir