sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

O Centro Histórico é de todos...

Que um dos mais belos e ricos patrimônios arquitetônicos do mundo fica no Maranhão, para quem conhece o Centro Histórico de São Luís, não é nenhuma novidade. Mas, infelizmente deve ser também um dos mais abandonados, se não for o mais.


O Centro Histórico, que deveria ser de fato o cartão postal e referência do povo e da história do Estado, está entregue a própria sorte, há muito tempo.


Infelizmente o Maranhão ainda carece de algo indispensável para entender o que significa desenvolvimento e respeito próprio. Falta espírito público e responsável a nossos governantes e o povo.


É imperativo deixar os codômios fechados, gabinetes e escritórios luxuosos e visitar o Centro Histórico e ver o que está acontecendo com a nossa história, ou mesmo, para visitá-lo antes que acabe.


O Maranhão e nossas riquezas pertencem a toodos. Inclusive às pessoas que aqui estão só de passagem e se encantam com nossas belezas e nossa gente.


Esta na hora de darmos as mãos e abraçar com carinho o Centro Histórico, patrimônio cultural maranhense e do mundo.


A Prefeitura de São Luis e o Banco Mundial vão realizar na próxima semana uma ação de valorização das riquezas turísticas da capital com o lançamento da Aliança pelo Centro Histórico de São Luís.


Uma parceria será formalizada com o objetivo de implantar uma gestão compartilhada (poderes público, privado e sociedade civil) para monitorar e realizar serviços urbanísticos, culturais, funcionais e sociais no local.


Experiências e ações de outras cidades e os seus respectivos centros históricos, como Porto Alegre (RS), Recife e Olinda (PE), além de representantes de Portugal e Itália, participaram do evento.


Pelo projeto receberá neste primeiro atenção especial 24 ruas onde há um fluxo maior de turistas. Mas, o objetivo é chegar a todo o perímetro do Centro Histórico, que tem 107 mil metros quadrados de área urbana tombada pelo Patrimônio Histórico Nacional, com cerca de 1.200 edificações e constituindo o mais extenso e valioso conjunto de arquitetura colonial portuguesa do século 19.


É esse tipo de compromisso que me referia!...Se o Centro Histórico for salvo o mérito será de todos... E as futuras gerações não apenas ouvirão falar de parte da nossa história, mas poderão vê-la também...

Um comentário:

  1. Olá Edvaldo, estou seguindo seu blog e já o adicionei em minha lista. No www.ovianense2.blogspot.com.

    Abraços!

    Prof. Alexandre Oliveira
    O Vianense Notícias

    ResponderExcluir