
A cota de passagens aéreas de pelo menos 11 senadores foi usada após o término de seus respectivos mandatos. A Casa bancou 291 voos para ex-parlamentares, seus familiares, amigos e colaboradores entre fevereiro de 2007 e novembro de 2008, segundo registros parciais de empresas aéreas obtidos pelo Congresso em Foco.
A relação dos ex-senadores que utilizaram ou cederam a cota para o voo de terceiros inclui o governador de Alagoas, Teotônio Vilela Filho (PSDB), o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) José Jorge, a presidente do Psol, Heloísa Helena (AL), e o ex-governador do Distrito Federal Joaquim Roriz (PMDB-DF).
O atual vice-governador do Maranhão, João Alberto de Souza (PMDB-MA), foi quem mais utilizou o benefício para si e para terceiros. O ex-senador peemedebista e seus convidados voaram 98 vezes com a cota do Senado.
Dois senadores que morreram no exercício do mandato também tiveram sua cota utilizada posteriormente: Ramez Tebet (PMDB-MS), que morreu em 18 de novembro de 2006, e Jefferson Péres (PDT-AM), morto em 23 de maio do ano passado. A cota de Tebet, que presidiu o Senado entre 2001 e 2003, foi usada sete vezes após sua morte. A cota do ex-líder do PDT Jefferson Péres foi usada uma vez após sua morte. Foi no dia 7 de dezembro do ano passado.
Lista dos ex-senadors ue viajaram com a cota do Senado:
JÃO ALERTO DE SOUSA (PMDB-MA) - 98
RODOLPHO TOURINHO(DEM-BA) - 79
RERTO SATURNINO(PT-RJ) - 54
JOSE JORGE(DEM-PE) - 14
JORGE BORNHAUEN(DEM-SE) - 13
TEOTÔNIO VILELA FILHO(PSDB-AL) - 8
JAQUIM RORIZ(PMDB-DF) - 7
RAMEZ TEET(PMD-MS) - 7
HELOISA HELENA(PSOL-AL) - 6
JEFFERSON PERES(PDT-AM) - 3
ALBERTO SILVA(PMDB-PI) - 2
Nenhum comentário:
Postar um comentário