quinta-feira, 9 de junho de 2011

"São Luis Gonzaga é o bolo!..."

O dia 12 de junho em São Luis Gonzaga do Maranhão, não pode ser apenas mais um dia dos namorados ou do padroeiro da cidade, tem que ser de fato o dia mais importante do município.
Por tradição e também pelas razões citadas acima os espirituosos e verdadeiros gonzaguenses, presentes ou não na terra mãe, aguçam a alegria natural e coletiva.
Mas, é também neste dia que os mais saudosistas e atentos tornam-se, pelo menos por algum momento, mais incrédulos e desesperançados...
São Luis Gonzaga completará no próximo dia 12 de Junho 157 anos. Já são quase dois séculos, sem verdadeiramente ter o que comemorar.
A cada ano, um novo capitulo da sua história é escrito. Porém com roteiro e cenário que continua a nos levar apenas rumo ao caos.
Mesmo a paixão incondicional por São Luis Gonzaga é capaz de camuflar o abandono que sempre foi submetido.
A não ser para aqueles que não querem ver, ou por conveniência pessoal...  
É imperativo reconhecer as substancias mudanças que São Luis Gonzaga há muito carece e também recrudescer o sentimento nativista tão forte e característico dos gonzaguenses.
Mas, esse sentimento tem que ser forte e comprometido, infelizmente tem sido apenas simbólico e intrínseco, com raríssimo e acanhado pragmatismo.
São Luis Gonzaga nasceu meio que por acaso. Assim como tantos outros Povoados, depois Vilas e finalmente Municípios.
Porem, mantem-se desde a sua origem, diferente dos demais pela sua permanente subserviência cultural, econômica, social e principalmente política.
Por tal condição, paga até hoje um alto preço!...
Atribuir toda culpa aos governantes que pela sua condução passaram, e que de algum modo permaneceram ou se mantém no poder, não é prudente.
É imperativo sabermos atribuir responsabilidades e apontar culpados, sob pena de nos tornarmos ou parecermos hipócritas.
Desde que a tal democracia deixou de ser apenas retórica, dando passos concretos e significativos na escolha dos nossos governantes, o papel e responsabilidade de sua excelência o povo, tornou-se a grande força nesse processo. 
O problema em São Luis Gonzaga é que as incipientes e traumáticas experiências de renovação política não contribuíram o quanto deveriam positiva e significativamente ao município.
Grosso modo os efeitos objetivos e subjetivos desses momentos foram o descrédito das opções puro-sangue e o afastamento do povo de se mesmo.
O resultado da condição histórica de poder no município e seus reflexos práticos foram ao longo do tempo frustração, passividade patológica e passional, e total dependência do poder, disputado pelos mesmos grupos até hoje.
No próximo domingo, quando São Luis Gonzaga completará 157 anos, nós gonzaguenses, presentes ou não no torrão,... Deveríamos nos indagar: Estamos comemorando o quê?!...
Talvez assim, conseguiremos vê-lo de fato e para frente e não apenas como algo que alimenta o nosso imaginário...
Enganam-se descaradamente, aqueles que acreditam que São Luis Gonzaga mudará, sem que antes nós conzaguenses mudemos...
Ano que vem voltaremos às urnas em todo país. Em São Luis Gonzaga o atual gestor, por enquanto tem apenas a se como adversário.
E não é por excelência da sua administração. Ele sabe que continuamos os mesmos.
São Luis Gonzaga está entre os municípios maranhenses  mais antigos, pobres, atrasados e esquecidos.
Sempre quando é comemorado um novo aniversário do município a impressão é de ser ele o bolo da festa, aguardando inerte para ser devorado.

Mas, não pelo seu povo!... A este, como sempre, resta apenas contentar-se com as migalhas...
Que Deus e São Luis Gonzaga, padroeiro do município, proteja a todos nós...

2 comentários:

  1. Parabéns pela tua critica. Verdadeiramente, Mestre Edvaldo, os anos políticos que se passaram nos deixou povo do município de São Luis Gonzaga cada vez mais semelhante aqueles livros do MEC que ensinam a escrever errado. Assim como no livro há argumentações que os livros não ensinam a escrever errado, mas que discorrem sobre as diferenças entre falar e escrever é a vida politica de São Luís Gonzaga do maranhão nunca conheceram gestores comprometidos com o planejamento, publicidade, direcionamento transparência conforme os ditames da Lei. O que temos presenciados são divulgações de penalidades e irregularidade com a coisa pública, ou seja, o errado. Não se ver zelo pela cidade. Mas por que? devido ao fato de estarem continuamente no palanque político. E isso só beneficia a corrupção

    ResponderExcluir
  2. A cidade composta por muito doutores, faço da escrita de Luciana Vieira, do Livro escravo da ignorância. ao conhecimento dos doutos do torrão gonzaguense: " A ignorância sempre presenta na vida do homem, fazendo dele escravo do desconhecimento, o inibindo muitas vezes de questionar interrogativas chacoalham sua mente". Como é que vou querer mudança significativa se tenho conhecimento do certo. É um verdadeiro mito da caverna. EUKIP.

    ResponderExcluir