quinta-feira, 26 de maio de 2011

E agora?!...

O Tribunal de Justiça se posicionou com relação ao IPTU-2011 de São Luis. Ao prefeito João Castelo resta agora recorrer, refazer os cálculos do imposto ou repetir os valores do ano passado.


A decisão do Pleno do TJ foi praticamente unânime...
Dos desembargadores presentes na sessão extraordinária, 15 votaram pela inconstitucionalidade do reajuste no IPTU e 3 foram favoráveis a cobrança.
Não há como negar a complexidade para compreender a taxação e o aumento do imposto. Pelo menos se tivesse havido uma campanha antecipada para explicar a taxação, a polêmica seria menor...
O setor de infra-estrutura da administração municipal é um dos mais atacados e criticados.
Era natural e previsível a chiadeira da população e o desgaste maior do prefeito João Castelo, no momento da distribuição dos carnes do IPTU-2011.
Consciente dos problemas que teria com sua popularidade, optou por uma saída politica mais na linha populista. 

Isentou os mais pobres da cobrança do IPTU e botou tudo na conta dos mais ricos.
Em tese, pelo menos por enquanto, a medida vem dando certo. Prova disso foram as tentativas da oposição usar a cobrança do IPTU contra Castelo, que não obteve ressonância nas camadas mais populares.
A saída foi buscar outros apoios,... E encontrou!...


Dizer que a justiça foi injusta com Castelo nesse caso, também não é recomendável. Os cálculos que resultaram na cobrança e reajustes do IPTU são difíceis de compreender e conceber tanto para os contribuintes ricos quanto os pobres.
A oposição está euforica comemorando a decisão da Justiça. Mas é bom ter muito cuidado ao tentar colher os frutos dessa aparente vitória contra Castelo, ele conhece como poucos esse jogo político...
Castelo pode ter perdido a causa na Justiça, mas ganhou um discurso de vitima e defensor dos pobres novinho em folha, do jeito que ele gosta...

Nenhum comentário:

Postar um comentário