segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Notas

Poluição Sonora

A união de forças contra a barulheira na região metropolitana de São Luís, coordenada pela Secretaria de Segurança, caiu em campo no final de semana e notificou, autuou e fez a detenção de várias pessoas. Um dos objetivos da operação é minimizar os abusos no pré-carnaval. As autoridades percorreram vários bairros da capital, em Paço do Lumiar e São José de Ribamar.

Brasil não tem como evitar tragédias...

O governo não tem um sistema para alertar populações em risco, não há preparação local de comunidades nem sistemas de comunicação. É o que revela parte de um documento enviado pelo Brasil a ONU em novembro de 2010, segundo o relato as falhas são ainda mais profundas e que, além do admitido "despreparo", não há formas de evitar tragédias climáticas no País.(O Estado de S.Paulo)

Missão

Não há quem não se sensibilize e solidariza-se diante da tragédia ocorrida no Rio de Janeiro onde já são mais de 600 mortos. Diante deste quadro de notória gravidade, o Maranhão enviou no final de semana, o novo reforço do Sistema de Segurança do Estado, envolvendo policiais e bombeiros do Grupo Tático Aéreo, especializados em resgate, e o novo helicóptero EC-145. O envio da equipe foi em atendimento a solicitação do Ministério da Justiça. Sem dúvida uma boa medida e oportunidade para testar a operacionalidade da equipe, o problema é que enquanto o reforço se dirigia ao Rio, ladrões de banco explodiam a agência do Banco do Brasil, em Zé Doca.

Desvio

Auditorias realizadas pela CGU entre 2007 e 2010 revelaram desvios na Funasa que podem ultrapassar meio bilhão de reais. No período, a CGU pediu a devolução de R$ 488,5 milhões aos cofres da Funasa, total que deve subir após atualização. Segundo os relatórios, o dinheiro sumiu em operações como convênios irregulares e repasses sem prestação de contas. Sob o comando do PMDB desde 2005, a Fundação Nacional de Saúde e o principal alvo do partido na disputa por cargos no segundo escalão do governo Dilma Rousseff. (Folha de S.Paulo)

Nome Sujo

Mais da metade dos municípios maranhenses, 133 ao todo, estão impedidos de firmar e realizar convênios com o governo federal. O motivo são irregularidades nas suas prestações de contas. Na mesma situação está o governo do estado. As pendências impedem que eles realizem parcerias com o governo federal, no financiamento de projetos ou convênios. Entre os maiores municipios apenas, Açailândia, Caxias, Codó, Imperatriz e São José de Ribamar estão com a ficha-limpa. Bacabal, Paço do Lumiar, Santa Inês, São Luís e Timon estão na lista de inadimplentes.

Falecimento

Faleceu na madrugada de ontem, em Coroatá, Dom Reinaldo Pünder, 72 anos. Ele morreu vitima de um câncer no pâncreas descoberto em 2009. Seu corpo está sendo velado na Catedral de Nossa Senhora da Piedade. Às 07h de amanhã (terça-feira) será celebrado uma missa e em seguida o sepultamento no claustro da própria igreja. Nascido em Berlim (Alemanha), dom Reinaldo Pünder foi ordenado sacerdote em 10 de outubro de 1964, em Roma (Itália). Don Reinaldo realizava em Coroatá um trabalho social, reconhecidamente de grande importância na recuperação de drogados, na fazenda Esperança, onde também residia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário