sexta-feira, 1 de maio de 2009

Policia Federal divulga lista de indiciados na Operação Rapina IV


A Policia Federal indiciou trinta e cinco pessoas na Operação Rapina IV, que investiga o desvio de R$14 milhões de verbas da União em licitações fraudulentas na Região Tocantina. Segundo o superintendente da PF , elas praticaram crimes de formação de quadrilha, falsificação de documento público, falsificação de documento particular, falsidade ideológica, uso de documento falso e emprego irregular de verbas ou rendas públicas.

Os indiciados também são acusados de praticar os crimes previstos na (Lei de Licitações). Entre os indiciados está Washington Luís Silva Plácido, ex-prefeito do município de Governador Edison Lobão, Nelson Ricardino Castilho, ex-prefeito do município de Montes Altos e a esposa dele, Patrícia Maciel Ferraz Castilho, ex-prefeita do mesmo município e Idelzio Gonçalves de Oliveira, ex-prefeito do município de São Pedro da Água Branca.

Das 35 pessoas indiciadas, dezenove foram presas e continuam detidas. 16 estão presas no Comando da Polícia Militar em Imperatriz, sendo que duas na Delegacia da Polícia Militar em Marabá, no Pará, e uma na penitenciária de Pedrinhas, em São Luís.

Conforme apurado, as prefeituras fraudavam licitações, balancetes contábeis e utilizavam notas fiscais falsas das empresas de fachada investigadas com objetivo de encobrir desvios e apropriações ilícitas de recursos públicos oriundos da União por meio de convênios, fundos e planos nacionais.

O esquema era coordenado por prefeitos e outros servidores públicos de municípios da região e contava com a participação de escritórios de contabilidade e empresários.

A Operação Rapina IV foi deflagrada a partir de um inquérito policial que tramita na Superintendência de Polícia Federal no Maranhão desde o ano de 2007 e descobriu ligações entre os envolvidos na Operação Rapina III, realizada em Senador la Rocque e Ribamar Fiquene.

Dezenove, dos vinte mandados de prisão temporária, 42 mandados de busca e apreensão, além de 15 mandados de condução coercitiva, expedidos pela Justiça Federal no Maranhão, foram cumpridos.

Os indiciados são:

1 - Filon Silva Soares
2 - Raimundo Lima de Moraes
3 - Washington Luís Silva Plácido
4 - Patrícia Maciel Ferraz Castilho
5 - Nelson Ricardino Castilho
6 - Elizeu Coelho Marinho
7 - Izalete Miranda da Silva
8 - Aristide Dias Aguiar
9 - Antônio Júlio César Aires de Moraes
10 - Maria Alice Coelho Moraes
11 - Francisco Borges de Sousa
12 - José Kennedy Alves da Silva
13 - Iamar Rodrigues Miranda
14 - José Raimundo Silva de Almeida
15 - Werquithon Coelho Moreira
16 - Herbert Mariano Silva
17 - Luis Fernando Borges Coelho
18 - Irenaldo da Silva Sampaio
19 - Abiail Souza Caldas
20 - Ana Rosa dos Santos
21 - Sâmia Silva Plácido
22 - Ronaldo Sousa dos Santos
23 - Felix Fernandes de Castro
24 - José Fernandes da Conceição
25 - Jaider Barbosa Duarte
26 - Darionildo da Silva Sampaio
27 - Vilma Marinho de Lucena
28 - Eliene Maria Silva
29 - Raimundo Nonato Nascimento Marinho
30 - Eduardo de Sousa Lima
31 - Maxdeyne Araújo Guimarães
32 - Sérgio Ricardo Viana Bastos
33 - Sinevaldo Oliveira Silva
34 - Rosângela de Mesquita Lima
35 - Idelzio Gonçalves de Oliveira

2 comentários:

  1. Desses 35 Indiçiados o vigessimo sexto e prefeito eleito pelo o povo de senador la rocque. o cara responde a mais de 22 proçesos. o povo tem o prefeito que mereçi.

    ResponderExcluir
  2. Desses 35 Indiçiados o vigessimo sexto e prefeito eleito pelo o povo de senador la rocque. o cara responde a mais de 22 proçesos. o povo tem o prefeito que mereçi.

    ResponderExcluir