
Segundo a Defesa Civil Nacional a lista enviada pela defesa civil dos estados, mostra que, ao todo, são 642 Municípios com dificuldades e prejuízos econômicos em todo o país. 196.365 pessoas estão desabrigadas e 99.709 estão desalojados em Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe, Acre, Amazonas, Pará e Santa Catarina. Segundo as notificações das coordenadorias estaduais de defesa civil, mais de um milhão de pessoas foram afetadas pelas chuvas nessas regiões.
No Maranhão vários municípios ficaram isolados total e parcialmente. A situação é tão grave que as ajudas aos desabrigados e atingidos pelas chuvas estão sendo feita s até por pessoas que já não tem quase nada. Entre esses municípios está São Luís Gonzaga, cortada pelo Rio Mearim e localizada em uma das regiões mais atingidas.
O drama de milhares de maranhenses que sobrevivem na fronteira entre a pobreza e a miséria se agravou com as chuvas. A solidariedade acabou se tornando a única alternativa da grande maioria das vitimas do volume de chuvas. Amanhã um grupo de conterrâneos Gonzaguenses e amigos da cidade estarão levando donativos para os desabrigados e atingidos pelas chuvas do municpio. Uma demonstração de solidariedade e compromisso que tem se repetido em vários municipios maranhenses. O que reflete o potencial de dignidade que felizmente ainda existe na maioria das pessoas e faz surgir a esperança em meio a desgraça. É como diz o poeta: “o campeão se mostra é na derrota!..”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário