segunda-feira, 4 de maio de 2009

Cresce o Número de Desabrigados no MA

O volume de água dos principais rios do Maranhão voltaram a subir. Os atingidos pelas cheias já são mais de 113.000 pessoas. Subiu para 39 o número de municípios que apresentam prolemas por causa das enchentes, sendo que 29 já declararam situação de emergência. O número de desalojados subiu de aproximadamente 24 mil para mais 25.000 pessoas, o número de desabrigados umentou de 17 mil para mais 21.000 pessoas.

Já são seis mortes por causa das chuvas. Os muncipios mais atingidos continuam sendo os cortados pelo Rio Mearim. O juiz de Pedreiras, Douglas Martins e o Parôco de Trizidela do Vale, Frei Ribamar, estão em São Luis divulgando a campanha SOS-Enchente que consiste em contribuição através de uma conta bancária, onde pode ser depositado qualquer valor. Segundo as autoridades a situação na região é caótica, em especial, em Pedreiras e Trizidela do Vale, neste último até os abrigos estão sendo alagados.

Hoje a tarde o ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, se reunirá com a governadora Roseana Sarney, no Palácio dos Leões, em São Luís. nde será entrgue ao ministro um relatório da situaão no Maranhão. Na manhã de hoje a govrnadora recebe 38 prefeitos dos municípios atingidos pelas enchentes no estado.

Mais grave que a enchente no Maranhão é a indiferença das autoridades, no ambito federal, com o drama que esta vivendo as famílias atingidas no Estado. Ao contrário da mobilização, merecidamente ocorrida, quando da tragédia de Santa Catarina, que todos ajudaram inclusive o povo do Maranhão, aqui no estado tem se percebido pouco interesse em minizar o sofrimento das familias desabrigadas.

NÚMEROS DA ENCHENTE NO MARANHÃO

Desalojados: 24.436 pessoas

Desabrigados: 21.429 pessoas

Afetados: 112.978 pessoas

Óbitos: (2 em São Luís, 1 em São Luiz Gonzaga, 1 em Caxias, 1 em Codó e 1 em Coroatá)

Nenhum comentário:

Postar um comentário